ATO DECLARATÓRIO Nº 054/2013 - COTRI/SEFAZ - Aprova Regime Especial para comercialização de “marketing direto” pela empresa UP LOG COMERCIAL DE COSMÉTICOS LTDA, assim como apuração e recolhimento do ICMS por Substituição Tributária.

Aprova Regime Especial para comercialização de “marketing direto” pela empresa UP LOG COMERCIAL DE COSMÉTICOS LTDA, assim como apuração e recolhimento do ICMS por Substituição Tributária.

A Secretária de Estado da Fazenda, no uso das atribuições conferidas por Lei e de acordo com a autorização prevista no Art. 244, da Lei n.º 400/97 – CTE c/c os artigos 415 e 505 do Decreto nº 2.269/98 - RICMS;

                                                                                      

           Considerando que o Regime Especial em questão não prejudicará a segurança e a garantia do interesse da Administração, estando resguardado o atendimento aos princípios de maior simplicidade, racionalidade e adequação em face da natureza das operações realizadas pelo contribuinte;

           Considerandoa necessidade de controle pela Secretaria da Receita Estadual nas operações interestaduais que destinem mercadorias a revendedores não inscritos no CAD-ICMS, através de “marketing direto”;

Considerando o disposto no Parecer n° 134/2013-COTRI, objeto de pedido formulado no Processo nº 28730.025224/2013, de 09 de dezembro de 2013;

Considerando, também, o disposto na Informação Fiscal n° 500/2013-COFIS, objeto de pedido formulado no Processo nº 28730.025224/2013, de 09 de dezembro de 2013;

                        

D E C L A R A:

           Cláusula primeira - Autorizada a empresa UP LOG COMERCIAL DE COSMÉTICOS LTDA, sociedade empresária limitada, com estabelecimento matriz situado na Rua Chames Fraiha Paré, nº 63, Bairro Tayama Park, Município de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, inscrita no CNPJ sob o nº 17.918.528/0001-47, IE nº 03.046.874-4 (no Estado do Amapá), na condição de sujeito passivo por substituição tributária, a efetuar a retenção e o recolhimento do ICMS incidente sobre as operações de revenda promovidas pelas revendedoras de seus produtos no Estado do Amapá.

           Parágrafo único. O disposto no “caput” aplica-se também as saídas interestaduais que destinem mercadorias à contribuinte inscrito.

           Cláusula segunda - A base de cálculo do imposto, para fins de substituição tributária, será o valor correspondente ao preço de venda ao consumidor, constante de tabela estabelecida por órgão competente ou, na falta desta, o preço sugerido pelo fabricante ou remetente, assim entendido aquele constante em catálogo ou lista de preços de sua emissão, acrescido em ambos os casos, do valor do frete quando não incluído no preço.

             § 1º - Inexistindo o valor de que trata o “caput”, a base de cálculo será o montante formado pelo preço praticado pela empresa, inclusive IPI, se incidente, frete, serviços e demais despesas debitadas ao comprador mediante a aplicação dos percentuais de margem de valor agregado (MVA) constantes no anexo único.

§ 2º - Quando não houver a indicação da MVA-ST específica para a mercadoria, deverá ser aplicada a MVA-ST média estabelecida para o setor conforme segue:

I – para saída da indústria: 339% (trezentos e trinta e nove por cento);

II – para saída do atacado: 43% (quarenta e três por cento).

             Cláusula terceira - O imposto apurado em cada período deverá ser recolhido à fazenda estadual até o dia 10 (dez) do mês subsequente ao da ocorrência da retenção.

             Cláusula quarta - As notas fiscais que a UP LOG COMERCIAL DE COSMÉTICOS LTDA emitir às Revendedoras, além dos demais dados exigidos pela legislação própria, deverá conter:

I – a base de cálculo do imposto retido;

II – o valor do imposto retido;

III – denominação constante da inscrição coletiva das revendedoras;

IV – o nome e o endereço da Revendedora destinatária da mercadoria.

             Cláusula quinta - As revendedoras ficarão, pessoalmente, dispensadas da escrituração de livros fiscais e da emissão de notas fiscais, inclusive nas vendas realizadas ao consumidor.

             Cláusula sexta - O trânsito de mercadorias promovido pelas revendedoras será acobertado pela nota fiscal emitida pela empresa autorizada, acompanhada de documento comprobatório da sua condição.

             Cláusula sétima - Fica a empresa autorizada dispensada da escrituração de livros fiscais em nome das revendedoras deste Estado, tendo em vista a entrega, a esta Secretaria, das informações mensais relativas ao cálculo e recolhimento do ICMS da substituição tributária, mantendo, entretanto, o livro, “Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências”, relativo à inscrição das Revendedoras.

             Cláusula oitava - Na ocorrência de vendas não efetivadas, o retorno das mercadorias não comercializadas, será documentado pelos próprios documentos fiscais de origem, não havendo incidência do tributo nesta circunstância.

             Parágrafo único. A UP LOG COMERCIAL DE COSMÉTICOS LTDA entregará a Secretaria da Receita Estadual, até o dia 15 (quinze) do mês seguinte, em meio magnético, uma relação contendo os dados de todas as notas fiscais relativas às mercadorias retornadas no mês anterior.

             Cláusula nona - Quando as Revendedoras necessitarem devolver, à UP LOG COMERCIAL DE COSMÉTICOS LTDA, alguma mercadoria danificada será emitida Nota Fiscal de Entrada correspondente à devolução da mercadoria.

             § 1º A nota fiscal de entrada conterá o destaque do valor do ICMS da UP LOG COMERCIAL DE COSMÉTICOS LTDA e, separadamente, o ICMS da revendedora sendo este abatido de futuros recolhimentos.

             § 2º A natureza da operação a ser impressa na nota fiscal de entrada, será a seguinte: “Devolução Parcial de Mercadorias”. Deverão, ainda, ser mencionados nessa nota, o número, série e data da nota fiscal originária.

             Cláusula décima - A empresa autorizada deverá remeter a Secretaria da Receita Estadual até o dia 15 (quinze) de cada mês, em meio magnético, uma listagem das notas fiscais, ou seja, um relatório das operações realizadas no mês anterior, a qual conterá número, série, data e valores das notas fiscais, nome e endereço dos revendedores, valores do ICMS e valor total da operação.

             Parágrafo único. Juntamente com a relação mencionada no “caput”, a UP LOG COMERCIAL DE COSMÉTICOS LTDA entregará, também, cópia da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais – GNRE, devidamente autenticada pelo Banco recebedor.

             Cláusula décima primeira - O presente Ato não exonera o cumprimento das demais obrigações previstas em Lei e no Regulamento do ICMS/AP.

             Cláusula décima segunda - O Regime Especial outorgado poderá, a qualquer tempo e a critério exclusivo da autoridade concedente, ser revogado ou alterado, mediante prévia comunicação à empresa autorizada, na ocorrência de:

I – superveniência de norma legal conflitante;

II – situação em que este Regime Especial vier a tornar-se prejudicial à Fazenda Pública Estadual;

III – inobservância de qualquer de suas cláusulas e condições;

IV – ação fiscal proveniente de:

a) falta de emissão de documento fiscal ou utilização de documento fiscal falso ou inidôneo;

b) calçamento de documentos fiscais;

c) falta de recolhimento do ICMS.

              Cláusula décima terceira - O Regime Especial ora aprovado terá a duração de 1 (um) ano a contar de sua publicação e sua prorrogação fica condicionada a apresentação, pelo interessado, de novo pedido até 30 (trinta) dias antes do término do prazo de vigência deste instrumento.

 Cláusula décima quarta – Este Ato Declaratório entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

                                                

Macapá, 09 de dezembro de 2013.

Jucinete Carvalho de Alencar

Secretária de Estado da Fazenda


“ANEXO ÚNICO DO ATO DECLARATÓRIO Nº 054/2013-SEFAZ”

Item

Descrição das Mercadorias

NBM/SH

% MVA-ST para saída da indústria

% MVA-ST para saída do atacado

1

Cremes de beleza, cremes nutritivos e loções tônicas

3304.99.10

362,04

45,66

2

Xampus para o cabelo

3305.10.00

237,96

42,00

3

Outras preparações capilares

3305.90.00

282,52

49,78

4

Desodorantes corporais e antiperspirantes, líquidos

3307.20.10

402,33

34,08

5

Dentifrícios

3306.10.00

339,00

43,00

6

Outras preparações para higiene bucal ou dentária

3306.90.00

339,00

43,00

7

Malas e maletas de toucador

4202.1

339,00

43,00