quarta, 01 de abril de 2020 - 23:32h

Informativo


SEFAZ AMAPÁ DISPONIBILIZA APLICATIVO DE PESQUISA DE PREÇOS AO CONSUMIDOR
O Governo do Estado através da Secretaria da fazenda SEFAZ AP aderiu a plataforma de pesquisa de preços ao consumidor chamada “Menor Preço Brasil”
Por:

SEFAZ AMAPÁ DISPONIBILIZA APLICATIVO DE PESQUISA DE PREÇOS AO CONSUMIDOR: a plataforma on-line “Menor Preço Brasil”.

O Governo do Estado através da Secretaria da fazenda SEFAZ AP aderiu a plataforma de pesquisa de preços ao consumidor chamada “Menor Preço Brasil”, que é um aplicativo destinado a fornecer, aos consumidores, informações sobre preços praticados pelo comércio varejista, cujo o objetivo e facilitar a pesquisa de preços ao consumidor praticados pelo comércio varejista a população.

A tecnologia já está acessível aos consumidores amapaenses e será fornecida pela Receita Estadual gaúcha através da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS) e estará disponível para 21 Estados e o Distrito Federal, conforme celebrado em Convênio de Cooperação Técnica.

A proposta é baseada no aplicativo “Menor Preço Nota Gaúcha”, lançado pelo governo do RS, em que o usuário pode pesquisar o menor preço de um produto por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), os preços são atualizados em tempo real.

Com a assinatura do convênio, publicado dia 1º de outubro de 2019 pelo Convenio de cooperação técnica 03/2019, essa possibilidade será estendida para praticamente todo o país, tendo como base o banco de dados da SEFAZ Virtual, estrutura pioneira da SEFAZ-RS que realiza o processamento e a autorização de documentos fiscais eletrônicos para 22 Estados.

Através do Convênio foi permitido o acesso da população em geral sobre informações existentes em NFe’s e NFCe’s, preservando o sigilo fiscal.

No momento que uma nota fiscal é emitida, o aplicativo atualiza os preços, ou seja, podemos saber em qual estabelecimento aquele produto está mais barato.

Além do Amapá, já aderiam ao aplicativo Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Em tempos da pandemia de Covid-19.

Neste momento crítico em que estamos vivendo quem baixar o aplicativo pode pesquisar preços de produtos destinados ao combate do corona vírus, como álcool em gel, máscaras e luvas. “O consumidor ganha tempo, pois já sabe onde encontrar o produto, e adquire pelo menor preço”.

Como o consumidor local pode ter acesso a plataforma?

Basta o consumidor baixar nas lojas de aplicativos da google ou da Apple de acordo com o sistema operacional do seu celular (android ou IOS) o aplicativo “MENOR PREÇO BRASIL”.

Com o aplicativo na tela do celular basta abrir e autorizar o aplicativo a usar sua localização, para restringir a pesquisa ao mercado local, assim o consumidor pode pesquisar o menor preço sobre um determinado produto na região em que ele está localizado naquele momento.

O Menor Preço Brasil traz informações sobre produtos como medicamentos, alimentos, vestuários e muitos outros produtos. Uma aba é destinada exclusivamente a combustíveis. A plataforma rastreia preços em tempo real em um raio de 30km e são atualizadas toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEFAZ - Secretaria de Estado da Fazenda
Av.: Procópio Rola, 90 - Central - CEP 68900-081 - Macapá/AP - (96) 4009-9351 - secretario@sefaz.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá