ATENDIMENTOS
Segunda à Sexta, 08:00h às 18:00h

GOVERNO DO ESTADO

TRABALHANDO PELO AMAPÁ INTEIRO
Orientações sobre o Atendimento Virtual

Este canal de atendimento virtual é destinado exclusivamente a orientações e esclarecimentos de dúvidas aos temas abaixo especificados e não se presta ao protocolamento de documentos e processos administrativos, serviços para o qual deve ser utilizado o atendimento presencial da Secretaria de Fazenda.

Setores que utilizam o Atendimento Virtual:

✓ POSTO FISCAL - TREVO

✓ POSTO VIRTUAL - GTRAN

✓ PROCESSOS DE TRÂNSITO DE MERCADORIAS

✓ IPVA

✓ SIMPLES NACIONAL

Antes de ingressar no chat-virtual, leia atentamente as regras de utilização do serviço:

  • Não serão prestadas informações ou orientações alheias ao tema dos serviços abaixo. Para assuntos não listados abaixo, o contribuinte deve protocolar processo na Secretaria de Fazenda ou nos boxs de atendimento do Super Fácil, conforme o caso;
  • O serviço é prestado por chat-virtual, através de ferramenta Whatsapp, sem agendamento prévio, obedecendo o horário especificado em cada serviço;
  • Em observância às regras relativas ao sigilo fiscal, determinadas informações não poderão ser transmitidas sem a devida identificação do contribuinte;
  • O atendimento ocorre no período abaixo, para cada serviço especificado, com tolerância para atraso entre respostas de 30 (trinta) minutos. Após esse período, o auditor-fiscal sairá da sala virtual, sendo necessário novo ingresso caso o contribuinte ainda tenha interesse no atendimento.

POSTOS FISCAIS / GTRAN / TRÂNSITO DE MERCADORIAS

ATENDIMENTO VIRTUAL:  CHAT-VIRTUAL

IPVA

Gerar documento de arrecadação para pagamento IPVA exercício atual

  • Isenção
  • Renovação de IPVA
  • Para PCD (Pessoas com Deficiência):
    • Solicitação anual.
    • Documentos necessários:
      • Requerimento padrão
      • Taxa R$ 50,00 (código da receita 5004/2209)
      • Documento de veículo
      • RG e CPF
      • Cópia do último parecer fiscal da isenção.
    • Prazo máximo: 20 dias
  • Para táxi e moto táxi:
    • Solicitação de isenção.
    • Documentos necessários:
      • Requerimento padrão
      • Ficha de Cadastro
      • Licença de tráfego atualizada
      • Documento do veículo
      • RG, CPF e comprovante de endereço do titular
    • Observação: Veículos adquiridos com isenção de IPI e ICMS devem apresentar a nota fiscal do veículo.
    • Prazo máximo: 20 dias
  • Isenção de IPVA para PCD e TEA (Transtorno do Espectro Autista)
  • Prazo para solicitar isenção: Até 31 de agosto de 2025.
  • Documentos necessários:
    • Requerimento padrão SEFAZ
    • taxa de serviços R$ 50,00 (código da receita 5004/2232)
    • RG, CPF, CNH, comprovante de endereço
    • Laudo médico do DETRAN e do SUS
    • Identificação do condutor autorizado (até três condutores)
    • Cópia do CRLV ou nota fiscal da copmra do veículo
    • Declaração de que não possui outro veículo com o benefício
  • Parcelamento de anos anteriores:
    • Novo parcelamento não pode ter outro parcelamento em aberto.
  • Restituição de valores pagos duplicados:
    • Documentos necessários:
      • CRLV, CNH ou RG.
      • Cópias dos comprovantes de pagamento
  • Reimpressão de boleto de parcelamento ativo:
    • Informar placa do veículo ou número do CPF do proprietário.

Consultar processos protocolados na SEFAZ ou no Super Fácil 

INICIAR ATENDIMENTO VIRTUAL: CHAT-VIRTUAL

Horário de atendimento Chat (Disponível de segunda a sexta de 08:00 às 12:00hs, exceto feriados e pontos facultativos estaduais)

SIMPLES NACIONAL

Período de atendimento virtual: Segunda a Sexta, de 09:00h às 11:00h.

Serviços oferecidos no atendimento-virtual:

  • Orientações sobre Reativação do Simples Nacional
  • Orientações sobre Suspensão do Simples Nacional
  • Orientação sobre Notificações do Simples Nacional
  • Orientação sobre Atualização do Regime de Tributação do Simples Nacional
  • Orientação sobre DeSTDA

INICIAR ATENDIMENTO VIRTUAL:  CHAT-VIRTUAL

 

 

 

 

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