Este canal de atendimento virtual é destinado exclusivamente a orientações e esclarecimentos de dúvidas aos temas abaixo especificados e não se presta ao protocolamento de documentos e processos administrativos, serviços para o qual deve ser utilizado o atendimento presencial da Secretaria de Fazenda.
Setores que utilizam o Atendimento Virtual:
✓ POSTO FISCAL - TREVO
✓ POSTO VIRTUAL - GTRAN
✓ PROCESSOS DE TRÂNSITO DE MERCADORIAS
✓ IPVA
✓ SIMPLES NACIONAL
Antes de ingressar no chat-virtual, leia atentamente as regras de utilização do serviço:
- Não serão prestadas informações ou orientações alheias ao tema dos serviços abaixo. Para assuntos não listados abaixo, o contribuinte deve protocolar processo na Secretaria de Fazenda ou nos boxs de atendimento do Super Fácil, conforme o caso;
- O serviço é prestado por chat-virtual, através de ferramenta Whatsapp, sem agendamento prévio, obedecendo o horário especificado em cada serviço;
- Em observância às regras relativas ao sigilo fiscal, determinadas informações não poderão ser transmitidas sem a devida identificação do contribuinte;
- O atendimento ocorre no período abaixo, para cada serviço especificado, com tolerância para atraso entre respostas de 30 (trinta) minutos. Após esse período, o auditor-fiscal sairá da sala virtual, sendo necessário novo ingresso caso o contribuinte ainda tenha interesse no atendimento.
POSTOS FISCAIS / GTRAN / TRÂNSITO DE MERCADORIAS
ATENDIMENTO VIRTUAL: CHAT-VIRTUAL
IPVA
Gerar documento de arrecadação para pagamento IPVA exercício atual
- Isenção
- Renovação de IPVA
- Para PCD (Pessoas com Deficiência):
- Solicitação anual.
- Documentos necessários:
- Requerimento padrão
- Taxa R$ 50,00 (código da receita 5004/2209)
- Documento de veículo
- RG e CPF
- Cópia do último parecer fiscal da isenção.
- Prazo máximo: 20 dias
- Para táxi e moto táxi:
- Solicitação de isenção.
- Documentos necessários:
- Requerimento padrão
- Ficha de Cadastro
- Licença de tráfego atualizada
- Documento do veículo
- RG, CPF e comprovante de endereço do titular
- Observação: Veículos adquiridos com isenção de IPI e ICMS devem apresentar a nota fiscal do veículo.
- Prazo máximo: 20 dias
- Isenção de IPVA para PCD e TEA (Transtorno do Espectro Autista)
- Prazo para solicitar isenção: Até 31 de agosto de 2025.
- Documentos necessários:
- Requerimento padrão SEFAZ
- taxa de serviços R$ 50,00 (código da receita 5004/2232)
- RG, CPF, CNH, comprovante de endereço
- Laudo médico do DETRAN e do SUS
- Identificação do condutor autorizado (até três condutores)
- Cópia do CRLV ou nota fiscal da copmra do veículo
- Declaração de que não possui outro veículo com o benefício
- Parcelamento de anos anteriores:
- Novo parcelamento não pode ter outro parcelamento em aberto.
- Restituição de valores pagos duplicados:
- Documentos necessários:
- CRLV, CNH ou RG.
- Cópias dos comprovantes de pagamento
- Reimpressão de boleto de parcelamento ativo:
- Informar placa do veículo ou número do CPF do proprietário.
Consultar processos protocolados na SEFAZ ou no Super Fácil
INICIAR ATENDIMENTO VIRTUAL: CHAT-VIRTUAL
Horário de atendimento Chat (Disponível de segunda a sexta de 08:00 às 12:00hs, exceto feriados e pontos facultativos estaduais)
SIMPLES NACIONAL
Período de atendimento virtual: Segunda a Sexta, de 09:00h às 11:00h.
Serviços oferecidos no atendimento-virtual:
- Orientações sobre Reativação do Simples Nacional
- Orientações sobre Suspensão do Simples Nacional
- Orientação sobre Notificações do Simples Nacional
- Orientação sobre Atualização do Regime de Tributação do Simples Nacional
- Orientação sobre DeSTDA
INICIAR ATENDIMENTO VIRTUAL: CHAT-VIRTUAL